Tudo sobre o Diabetes

A doença conhecida como Diabetes consiste numa síndrome metabólica que pode ter diferentes origens.

A palavra Diabetes faz parte de um grupo de palavras que pode ser usada de diferentes maneiras, sendo assim tanto o Diabetes, como a Diabetes está correto.

Nesse artigo iremos nos referir a doença como sendo o Diabetes, a forma mais usada. Saiba mais sobre o que dá origem a essa doença, quais são os fatores de risco e quais os tratamentos.

Diabetes - O que é?

tudo sobre diabetesComo já citamos acima trata-se de uma síndrome metabólica que se caracteriza falta de produção de insulina no organismo ou produção abaixo do que é necessário.

Nas duas situações ocorre o aumento da glicose (que é o açúcar no sangue). A doença é resultante da incapacidade do pâncreas de produzir insulina (hormônio) ou então do organismo apresentar resistência a ação da insulina.

O papel da insulina

o que é insulinaInsulina é um hormônio fundamental para que o organismo trabalhe corretamente o açúcar presente em nosso sangue, a glicose. O papel desse hormônio é realizar a glicemia que faz com que esse açúcar possa entrar nas células de maneira a ser transformado em energia.(link)

Entendendo a função da insulina percebemos que é muito sério quando o organismo não tem a produção da mesma em quantidade adequada ou mesmo quando ela não funciona corretamente. O aumento da glicose no sangue acarreta no Diabetes.

Os Tipos de Diabetes

Não existe apenas um tipo de Diabetes, a seguir vamos explicar mais sobre o Diabetes Tipo 1 e o Diabetes Tipo 2. As diferenças são fáceis de compreender e podem te ajudar a entender melhor os fatores de risco.

Diabetes Tipo 1 - Falta de Produção de Insulina

Os pacientes que sofrem de Diabetes Tipo 1 não apresentam produção de insulina causado por um problema imunológico. Nesses casos os anticorpos do indivíduo passam a atacar as células que são responsáveis pela síntese de insulina.

Uma doença que acomete entre 5% e 10% dos pacientes que tem Diabetes. É comum que essa doença se manifeste ainda na infância. O tratamento é feito através da administração de insulina injetável.

Quem pode ter Diabetes Tipo 1?

Essa é uma doença que ocorre em grande parte dos casos por herança genética e se manifesta cedo. No entanto, existem casos de pessoas que descobriram a Diabetes Tipo 1 na adolescência ou vida adulta.

Diabetes Tipo 2 - Produção Insuficiente de Insulina

Nesse caso o surgimento do Diabetes Tipo 2 se deve a produção muito baixa de insulina bem como a sua ação ineficaz que se caracteriza como a resistência a insulina.

Esse é o tipo de Diabetes mais comum chegando a 90% dos casos de pacientes que tem a doença. O tratamento dessa doença pode ser feito com o uso de medicamentos orais ou do tipo injetáveis. Trata-se de uma doença muito perigosa por ser silenciosa.

insulina injetávelQuem pode ter Diabetes Tipo 2?

Qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de Diabetes, no entanto, são considerados como fatores de risco ser obeso, sedentário e ter mais de 45 anos de idade. Ter histórica da doença na família é um fator bem perigoso.

O Pré-Diabetes

O Diabetes Tipo 2 pode ser identificado antes de estar instalado no organismo, a etapa conhecida como pré-Diabetes, fase em que se está entre estar saudável e estar sofrendo das dificuldades da doença.

Ressaltamos que o Diabetes Tipo 1 não possui essa etapa, pois é ocasionada por uma pré-disposição de ordem genética.

Conheça Outros Tipos de Diabetes

Diabetes Gestacional

diabetes-gestacionalUm quadro de Diabetes que se instala durante a gestação por meio da resistência a ação da insulina. Em grande parte dos casos após o parto a doença tende a sumir, contudo, existem casos em que o Diabetes permaneceu.

Diabetes Pelo Uso de Medicamentos ou Drogas

O uso de alguns medicamentos ou drogas por tempo prolongado pode acarretar no desenvolvimento de quadros de Diabetes.

Diabetes Por Doenças do Pâncreas

Como o pâncreas é o responsável pela síntese desse hormônio é natural pensar que quando ele tem algum problema acaba gerando dificuldades na produção de insulina.

Quais são os principais sintomas de Diabetes?

De maneira geral os dois tipos de Diabetes aumentam a vontade de urinar (a urina na maior parte dos casos é bem clara), a sensação de fome é constante, a pessoa está sempre com sede e emagrece com muita rapidez sem um motivo aparente.

Esses sintomas dizem respeito a falta da ação da insulina no organismo, seja por não ser produzida ou por ter dificuldades de agir.

Sintomas do Diabetes Tipo 1

Dentre os sintomas específicos estão nervosismo, alterações bruscas de humor e náuseas.

Sintomas do Diabetes Tipo 2

Destacamos como sintomas desse tipo de Diabetes a presença constante de infecções como, por exemplo, bexiga e rins. Também entram nessa lista ter feridas que demoram muito para cicatrizar, visão embaçada e formigamento nos pés.

Como é feito o diagnóstico de Diabetes?

Se você está preocupado com a sua saúde deve ir a um médico para que ele faça uma avaliação. Dentre os exames que podem ser feitos para detectar Diabetes estão: Hemoglobina Glicada (verifica qual a fração da hemoglobina que se liga a glicose), Glicemia de Jejum (indica a quantidade de glicose no sangue no momento da verificação) e Curva Glicêmica (verifica a velocidade com que o corpo absorve a glicose depois da ingestão).

Tratamento de Diabetes

O objetivo central do tratamento de Diabetes é evitar que ocorram picos ou quedas glicose. Cada tipo de Diabetes tem seu próprio tratamento, confira abaixo.

Tratamento do Diabetes Tipo 1

Pessoas que sofrem de Diabetes Tipo 1 precisam aplicar injeções de insulina diretamente no tecido subcutâneo para garantir que a glicose permaneça na faixa normal.

Para fazer a verificação de em quanto está o nível de glicose no sangue esses pacientes usam um equipamento chamado glicosímetro. Tem alguns casos em que os médicos ainda solicitam que os pacientes incluam em seu dia a dia medicamentos via oral para controle do Diabetes como:

GilfageXr; Gilfage e Metaformina.

Tratamento do Diabetes Tipo 2

Nesse caso os médicos indicam que os pacientes mudem o estilo de vida que em geral é sedentário e com uma dieta hipercalórica bem como receitam medicamentos que atuam na resolução do problema específico de cada indivíduo.

Principais causas do Diabetes

As principais causas da Diabetes não são muitas, a respeito de diabetes as principais causas são:

causas da diabetes mellitus