Tratamento Natural para Diabetes Tipo 2

A síndrome metabólica conhecida como Diabetes Tipo 2 se caracteriza pela produção muito baixa do hormônio insulina pelo pâncreas ou mesmo pela ação ineficaz do mesmo que consiste na resistência a insulina.

Como a insulina não age corretamente no organismo acaba fazendo com que os níveis de açúcar fiquem muito elevados no sangue.

tratamento para diabetes tipo 2O diagnóstico e tratamento desse tipo de diabetes deve ser feito por um médico. Cada paciente desse tipo de diabetes tem um tipo de medicamento específico para ajudar no controle do problema.

Alguns médicos recomendam a mudança de estilo de vida como a principal providência a ser tomada pelos pacientes de maneira que somente depois da observação de não ter tido resultados impactantes que se aplicam os tratamentos com medicamentos.

Como essa doença acomete muitas pessoas em todo o mundo foram sendo desenvolvidos alguns tipos de tratamentos naturais para diabetes tipo 2 foram feitos com o objetivo de amenizar os sintomas e danos que acarretam ao organismo. Muitas pessoas conseguem controlar os níveis de açúcar no sangue de maneira natural.

Confira a seguir as dicas de tratamentos naturais.

Dicas de tratamentos naturais para diabetes tipo 2

Tratamento natural com Stéviarebaudiana

Consiste numa planta cuja origem é o Paraguai e que tem se mostrado bastante eficaz para ajudar pacientes de diabetes tipo 2 manterem os níveis glicêmicos sob controle. A principal caraterística dessa planta é ser uma espécie de adoçante natural que não possui calorias. Uma das suas ações mais relevantes consiste no controle dos níveis de glicose no organismo.

StéviarebaudianaOs interessados podem incluir essa planta em seu dia a dia através da forma de comprimidos ou por infusões. Mas, atenção que para ter bons resultados é fundamental que seja extrato puro escuro e não na versão de adoçante refinado já que esse processo remove as suas propriedades.

Consumo de aveia

Um alimento poderoso para quem deseja uma ajuda natural para controlar o Diabetes tipo 2 é a aveia que age controlando os níveis de açúcar presentes na corrente sanguínea.

Dieta rica em fibras solúveis

As fibras solúveis estão presentes numa grande variedade de alimentos como frutas, aveia, cevada entre outras. A principal função desse tipo de fibra é retardar o processo de digestão assim como a absorção de hidratos de carbono. Após o corpo fazer a digestão dos alimentos o nível de glicose aumenta, se esse processo é retardado é mais fácil ter controle sobre a ação da insulina no organismo. Uma forma de ter mais controle da glicemia.

Tomar sol

A vitamina D proveniente de banhos de sol ajuda a fortalecer o seu organismo. Procure tomar sol nas horas em que ele está mais fraco no período que vai até às 8h da manhã e depois das 16h da tarde.

Farinha de maracujá

Lembra que comentamos sobre a importância das fibras solúveis? Pois, então a dica é você consumir uma farinha feita a partir da casca do maracujá que é rica em pectina, uma das famosas fibras que ajudam a controlar o índice glicêmico. Para que se tenha bons resultados em relação a redução do Diabetes Tipo 2 é necessário consumir diariamente essa farinha.

Consuma canela

Um tempero de vários pratos e que muitas pessoas adoram ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Uma vantagem que esse tempero oferece é que ele tem ação termogênica que contribui para a elevação da temperatura do corpo de maneira que é promovida a queima calórica mesmo estando em repouso. Perder peso é ótimo para quem deseja atenuar as complicações advindas da diabetes tipo 2.

Chá de Poejo

Poejo é uma planta que atua reduzindo a quantidade de açúcar no organismo de maneira a contribuir para uma vida melhor para os diabéticos. Uma das funções do poejo é melhorar a atuação da insulina que é deficiente nos diabéticos. Não bastasse tudo isso ainda é uma planta com grande quantidade de cromo e zinco. O cromo é um nutriente que melhora a forma como a insulina age no corpo enquanto que o zinco aumenta a sua produção.

Chá de carqueja

A planta chamada carqueja pode oferecer excelentes resultados para quem deseja controlar o diabetes tipo 2. Contudo, para que ofereça resultados satisfatórios deve ser consumido todos os dias. Fique atento que o consumo desse chá deve ser feito com doses moderadas uma vez que pode ter alguns efeitos colaterais como queda da imunidade. Gestantes e nutrizes não devem tomar esse chá.

Consuma cogumelos

Além de serem deliciosos alguns cogumelos ajudam no controle das quantidades de açúcar no sangue. Os três tipos de cogumelos que aparecem na lista dos que podem ajudar a melhorar a quantidade de açúcar no seu sangue são: maitake, reishi e shiitake. O melhor é que esses cogumelos também fazem para a saúde em outros aspectos.

Chá de quixabá

Outro chá que tem uma ação poderosa no controle dos níveis de açúcar no sangue, contudo, como sua ação pode ser realmente muito efetiva é necessário que seu médico acompanhe o seu uso desse chá afim de evitar um quadro de hipoglicemia.

Tenha um estilo de vida saudável

manter o peso é o melhor remédio contra diabetes tipo 2A melhor forma de ter controle sobre a ação do diabetes tipo 2 em seu organismo é ter um estilo de vida saudável. Isso significa que é importante que você tenha uma prática de atividade física regular bem como tenha uma alimentação equilibrada.

Com esses cuidados é possível ter controle sobre a glicemia, quantidade de açúcar no sangue. Um estilo de vida saudável é o melhor remédio contra qualquer doença e um excelente tratamento natural para o diabetes tipo 2. Então não deixe de atentar para esses cuidados.

Atenção

Nenhum tratamento natural para diabetes tipo 2 pode substituir o tratamento médico da doença. Então não suspenda o uso de medicamentos e informe ao seu médico sobre o método alternativo que você deseja usar para que ele lhe diga se não trará nenhum problema.

Lembre-se que com a saúde não se brinca e que é essencial prestar atenção ao que seu médico tem a dizer sobre os alimentos e chás que você escolher ingerir. Não se deve focar em tratamentos naturais em detrimento dos tratamentos convencionais.